No primeiro dia de março de 1973, a banda britânica Pink Floyd fez história ao lançar aquele que seria um dos álbuns mais famosos da história do rock: o icônico "The Dark Side Of The Moon". O oitavo álbum de estúdio da banda de rock progressivo se tornou um marco na história do gênero e é, até hoje, um dos discos mais vendidos de todos os tempos.
Com sucesso imediato desde seu lançamento, o álbum garantiu alguns dos maiores sucessos da banda e foi responsável por dar ao Pink Floyd o famosa imagem do prisma que, ao ser atingido por um feixe de luz, reflete um arco-íris.
Em 2023, o The Dark Side Of The Moon está completando 51 anos. Para celebrar esse marco tão importante na história do rock, selecionamos 8 curiosidades sobre o álbum que todo fã de música precisa conhecer.
Veja só:
1. ABBEY ROAD
"The Dark Side Of The Moon" foi produzido em sessões realizadas no famoso Abbey Road Studios, em Londres, entre 1972 e 1973. O estúdio ficou famoso pelo 12º álbum de estúdio dos Beatles, que nomearam seu disco em homenagem ao local e estamparam, em sua capa, uma foto atravessando a famosa rua.
2. CLÁSSICO ATEMPORAL
O disco do Pink Floyd foi um sucesso imediato, e nunca sai de moda! Ele permaneceu nas paradas da Billboard por 777 semanas - ou seja, mais de uma década - e é, até hoje, um dos álbuns mais vendidos do mundo. Não é a toa que é considerado um dos melhores discos de todos os tempos.
3. DIREITOS AUTORAIS NA CAPA
De início, o Pink Floyd tinha como ideia original fazer uma capa cósmica utilizando a figura do Sufista Prateado, personagem da Marvel, para o "The Dark Side Of The Moon". No entanto, a ideia foi descartada por conta de direitos autorais.
4. TUDO AO MESMO TEMPO
A faixa inicial do álbum, "Speak To Me", combina fragmentos de todas as outras nove faixas do álbum, com intenção de criar uma atmosfera imersiva para preparar o ouvinte para a experiência que o espera.
5. SAÚDE MENTAL
O "The Dark Side Of The Moon" explora diversos temas pessoais, sendo alguns deles inspirados pela saída de Syd Barret, um dos fundadores do Pink Floyd. O integrante deixou o grupo após a deteorização de sua saúde mental e o aumento em seu abuso de drogas, e algumas das faixas abordaram esses assuntos.
O "The Dark Side Of The Moon" explora diversos temas pessoais, sendo alguns deles inspirados pela saída de Syd Barret, um dos fundadores do Pink Floyd. O integrante deixou o grupo após a deteorização de sua saúde mental e o aumento em seu abuso de drogas, e algumas das faixas abordaram esses assuntos.
6. THE DARK SIDE OF OZ
Não é segredo que o álbum é envolvido em uma das maiores teorias da conspiração do rock, não é mesmo? Isso porque, alguns anos atrás, alguém percebeu a estranha sincronia entre as faixas do "The Dark Side Of The Moon" e o filme "O Mágico de Oz", de 1939, estrelado por Judy Garland. Contudo, em um especial sobre a banda na MTV em 2002, os integrantes desmentiram qualquer relação entre o álbum e o filme.
7. OBJETOS DO COTIDIANO NA PRODUÇÃO
Ao produzir as faixas do disco, o Pink Floyd utilizou alguns sons do cotidiano para criar as músicas, incluindo moedas caindo em um prato na faixa "Money" e um relógio tocando dentro de uma caixa de metal na música "Time".
8. AO VIVO
Em 20 de janeiro de 1972, o Pink Floyd apresentou ao vivo, pela primeira vez, faixas do icônico álbum "The Dark Side Of The Moon", antes mesmo de seu lançamento oficial, em 1973. A apresentação, chamada"Dark Side Of The Moon: A Piece for Assorted Lunatics" , ocorreu no Brighton Dome, local de artes na cidade de Brighton, na Inglaterra. Ao longo daquele mesmo ano, mais apresentações ao vivo foram realizadas, e a banda teve a oportunidade de aperfeiçoar as faixas antes da gravação do álbum.
"The Dark Side Of The Moon", a Amazon fez uma seleção especial para os fãs do Pink Floyd, que podem adquirir 5 discos de vinil da banda - incluindo o aniversariante - por um preço mais baixo. Confira os títulos que estão disponíveis no site e amplie a sua coleção de vinis.
Fonte de matéria: Revista The Rolling Stone