A brasileira Beatriz Haddad Maia foi confirmada, no último domingo (11), no grupo das dez melhores tenistas do mundo. Após chegar à semifinal de Roland Garros, Bia agora aparece na 10ª colocação no ranking da WTA (em português, a sigla significa Associação de Tênis Feminino). A paulistana de 27 anos se torna a primeira brasileira no top 10 em simples desde que o sistema foi criado, em 1974.
A ascensão de Bia no ranking foi de quatro colocações: ela foi aos 2910 pontos, somando 780 da semifinal de Roland Garros e descartando 350 da segunda rodada do ano passado, mais o título do WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra.
Além da marca histórica, Bia Haddad subiu posições também no ranking do ano que leva para o WTA Finals, torneio com as top 8 da temporada. Bia foi ao nono lugar, saltando 12 posições, com 1686 pontos. Assim, ela ficou a pouco mais de 50 pontos atrás de uma vaga entre as oito melhores.
O próximo desafio da sensação brasileira é no WTA de Nottingham, que começa nesta semana. Bia defende outros 280 do título em Birmingham no ano passado. Na outra semana serão mais 185 pontos a descartar da semifinal do WTA 500 de Eastbourne, também na grama inglesa.